Você está visualizando atualmente A Reflexologia é científica?
A Reflexologia é científica?

Muitas pessoas se impressionam com a técnica e acreditam que ela deva ter algo com o espiritismo, misticismo ou ocultismo em geral. Mas isso é verdade? Não. E é o que explicaremos nesse post. 

Pelos resultados gerados pela reflexologia, muitas pessoas ficam impressionadas com a qualidade e rapidez do tratamento, e também pelos conhecimentos adquiridos pelo terapeuta. Muitas vezes o próprio terapeuta sabe mais sobre os problemas de saúde do cliente do que o próprio cliente, apenas por olhar seus pés. Isso também acontece com problemas emocionais, mas isso já é uma conversa para outro post. 

Antes de mais nada, deixamos claro que respeitamos a todas as denominações religiosas e os mais diversos tipos de tratamentos de saúde. A Reflexologia não tem a ver com religião, energia (curas energéticas), reiki, ou tratamentos nesse sentido.

O que é ciência?

Agora para entendermos se a reflexologia é científica, precisamos entender o que é ciência. O dicionário Michaelis diz: ‘‘Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que o regem.’’ – ou seja:  Estudos que foram elaborados baseados na observação ou prática de determinados assuntos. Por exemplo, a gravidade foi descoberta ao se perceber que todos os objetos quando soltos no ar, caem em direção à terra. A Reflexologia também passou e ainda passa pelo mesmo método de estudo, da observação e da prática, a mais de 30 anos e pelo menos 20 anos dentro do IOR – Instituto Osni Lourenço de Reflexologia e Pesquisa. Mas a técnica já é muito mais antiga, sendo estudada desde o Egito antigo.

O professor Osni Lourenço, do IOR, ajudou no avanço das pesquisas e o que eram apenas 56 pontos reflexos se tornaram hoje + de 160. A classe médica tem feito estudos internacionais a respeito como você pode ver no Pubmed, um site de publicações médicas e pesquisas internacionais, que você encontra no final desta página.

A Reflexologia e a comunidade médica

Ainda há muito a se percorrer no estudo da reflexologia, mas ela já muito utilizada na área da medicina integrativa mundial, e em conformidade com isso, existem reflexoterapeutas que dão apoio à medicina até dentro de hospitais, como é o caso do Hospital Municipal do Servidor Público em São Paulo – SP.

O que sabemos sobre a Reflexologia hoje

Segundo o professor Osni a Reflexologia funciona da seguinte forma: ‘‘ Quando há um distúrbio ou uma doença, o local afetado envia impulsos nervosos para o cérebro informando que há um problema, através de canais aferentes. O cérebro devolve a esses estímulos uma resposta na forma de sintomas por meio de canais eferentes. Uma segunda informação do cérebro desce via medula espinal chegando até os pés, na forma de descargas elétricas. Segundo o estimulo do órgão afetado, este irá para sua área correspondente nos pés.  Nosso cérebro transmite sinais nervosos para os pés, são assim acionados músculos, ligamentos e tecidos que fazem alterações no pé. Quando um terapeuta aperta um ponto específico, este estímulo envia um sinal através do pé da pessoa, que passa pela medula espinal pelo corpo até chegar ao cérebro, via canais eferentes, reconhece o estímulo como um lembrete, que algo no corpo não está funcionando tão bem como deveria. Assim o cérebro envia novamente um estímulo para órgão ou tecido afetado para iniciar a recuperação do mesmo. Na Reflexologia método IOR ,diferente da MTC, não sedamos ou tonificamos, apenas estimulamos.’’

‘‘Um exemplo nesse sentido é a dor, geralmente quanto mais grave é o problema, mais forte é a dor.’’ – Osni Lourenço

O professor também fala como afeta no sentido emocional: ‘‘ Nosso cérebro recebe sinais na forma de emoções e transmite sinais nervosos para os pés, assim como na Reflexologia Física, e são assim acionados músculos, ligamentos e tecidos (sinais de resposta) pelo nosso corpo. Eles ficam aparentes em determinados dedos; ou regiões nos pés. O trabalho de um reflexoterapeuta é identificar esses sinais e através de ferramentas do Método IOR desfazer os danos à personalidade causados pelos choques emocionais, restabelecendo assim o equilíbrio natural.’’

Resumindo: A Reflexologia é uma ciência que se baseia nos conceitos e nos estudos de medicina sobre patologias, fisiologia humana, biomecânica, bioelétrica, entre muitas outras áreas reconhecidas no campo biomédico. No entanto, por ser um tratamento de saúde muito mais barato do que a medicina atual, não é comercial o suficiente para ser adotada pelos maiores hospitais do mundo que ganham mais dinheiro com remédios e cirurgias. A medicina atual é necessária, mas a Reflexologia também é, para tornar uma saúde de qualidade mais acessível a todos, independente da situação financeira, assim beneficiando toda a população.

Tem interesse em algum de nossos cursos de Reflexologia?

Nos mande uma mensagem pelo nosso Whatsapp.

Nos siga nas nossas redes sociais:
@reflexologiaior

facebook.com/Reflexologiaior

 

Referências:

https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=ci%C3%AAncia

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/