A REFLEXOLOGIA

Conheça a história da Reflexologia e como ela tem se tornado uma forma de medicina alternativa muito recorrida. Também aprenda sobre a Reflexologia no Brasil, o Método IOR e a Laserterapia.

O que é Reflexologia?

Primeiros registros Egito, 2300-2500 AC. Na tumba de um médico Egípcio chamado Ankmahor, , localizado na cidade de Saqqara, Egito.

Na Índia há 5000 a.C., foram encontrados símbolos sânscritos nos pés de uma estátua do Deus Vishnu que indicam também a prática da massagem nos pés.

Apesar da inquisição que excluiu estas e outras práticas terapêuticas da Europa, na China ela continuou sendo aplicada e aprimorada.

Começo do século xx Reflexologia reaparece na Alemanha. Willian Fitzgerald conhece a técnica e escreve o livro “Terapia Zonal” (Zono Terapia). No livro explica que o corpo pode ser dividido em 10 zonas dos pés à cabeça e através do tratamento destas zonas pode se tratar dores.

Ele não foi levado a sério pela classe médica.

No entanto, Josef Hilley e sua esposa Elisabeth se interessaram e passaram a aprofundar os estudos, ensinando não apenas para médicos, mas para qualquer pessoa (enfermeiros, massagistas). Difrentes de Fitzgerald que dava estímulos nocorpotodo, eles concentraram seus estudos apenas nos pés.

Uma das alunas foi Eunice Ingan, que passou a estudar e escreveu o livro “A história que os pés contam”, onde descreve suas experiências e apresenta suas teorias. Uma delas dizia que a Reflexologia funcionaria pois existe uma estagnação de energia na sola dos pés provocada por cristais. Uma vez dissolvidos esses cristais, permitem que a energia volte a circular de maneira natural, restabelecendo a saúde.

Ela foi uma das primeiras a fazer os mapas da Reflexologia, onde indica cada ponto e qual órgão representa. (mãe da Reflexologia).

Ela descobriu inclusive que o formato da nossa coluna é muito semelhante ao formato da sola dos pés.

No entanto, à medida que a técnica foi se popularizando, começaram a surgir mapas de Reflexologia imprecisos e, assim, confundindo profissionais e fazendo tratamentos de forma equivocada.

Eunice catalogou um total de 56 pontos na Reflexologia que são ensinados até hoje

Margarida Gótto aprendeu com Eunice e veio como missionária religiosa para o Paraguai, onde  demonstrou como a Reflexologia funcionava, tratando inclusive o presidente da época.

Erik Motta foi um de seus alunos no instituto Conaras e trouxe a técnica para o Brasil junto com os Reflexoterapeutas Francisco Cárceres e José Carlos entre outros brasileiros.

logo-mrnu-ior
Logo-IOR-30

Professor Osni Lourenço

Em 1992 Osni Lourenço conheceu a técnica, enquanto ajudava uma pessoa com depressão. A pessoa já fazia uso de medicamentos, porém nada parecia funcionar.

Decidiu então levar a pessoa para Erik, que a tratou por cinco semanas com a técnica de reflexologia. Conseguiu desvendar todos os problemas, medos, angústias e fez a pessoa voltar ao seu estado de plenitude, diminuindo inclusive o uso dos fortes remédios.

Após insistência de Osni, Erik passou a ensinar a técnica.

Em 1993 Osni iniciou os estudos da Reflexologia Emocional. Técnica desenvolvida por ele, aqui no Brasil.

Os estudos foram implementados ano após ano por mais de 20 anos e culminaram na criação e desenvolvimento da técnica IMTs, Imagens Mentais Terapêuticas, uma técnica que auxilia no tratamento de processos emocionais que estão no inconsciente.

Em 1994, Osni criou a teoria da Reflexologia Científica, que foi apresentada no 1º Congresso de Reflexologia Científica, realizado no Brasil.

A teoria explicava o seguinte: Achava-se que o órgão quando não está funcionando bem envia um sinal ao cérebro. O cérebro devolve o sinal e faz com que ele emita um sintoma, para que o problema possa ser entendido e tratado.

A teoria explica que um segundo sinal emitido pelo cérebro em forma de descarga elétrica percorre todo o corpo até os pés por meios de canais nervosos chamados de emergentes levando informações até os pés para as terminações nervosas e depois levam as informações para o cérebro por meio dos canais aferentes. Nos pés existem mais de 72.000 terminações nervosas.

Esta descarga rompe micro-vasos que formam bolinhas de sangue. Quanto maior a doença, maior a descarga, maior a bolha e maior a dor.

A reflexologia, então, surge para desfazer esta bolha e, então, enviar um sinal ao cérebro para corrigir o problema de saúde do órgão.

5/5

Conheça Nossa Trajetória

Em agosto de 2000 é criado o IOR, Instituto Osni de Reflexologia e Pesquisa.

Em 2002 é lançado o livro Reflexologia Podal, sua saúde através dos Pés, onde foi publicada também a Teoria da Reflexologia Científica. Que é usada como base para diversas pesquisas acadêmicas.

2009 passou a estudar a “linguagem dos pés”, técnica desenvolvida e explicada por Imre Somogyi. Em 2010 falou com ele e explicou suas pesquisas. Em 2014, teve suas técnicas e pesquisas explicadas do livro Tenen Lezen, de Imre.

2016 conheceu Ricardo Trajano, desenvolvedor da técnica de Laserterapia, que auxilia na estimulação do sistema nervoso e circulação, que também serviria para os tratamentos em reflexologia.

Em 2017, Osni finalizou os estudos e criou os protocolos para aplicação da Reflexolaserterapia, e reflexologia sem dor, muito mais preciso e rápido em algumas situações.

Em 2020 o Instituto Osni Loureço já havia formado milhares de profissionais com cursos presenciais e workshops e prestado atendimento a milhares de pessoas.

O instituto também passou a contar com uma equipe de professores e terapeutas altamente habilitados.

Mas com a pandemia nossas aulas presenciais de repente precisaram ser canceladas. Então decidimos transformar a dificuldade em oportunidade, e modernizar nossa estrutura para alcançar ainda mais pessoas.

O Instituto IOR decidiu trazer uma nova modalidade de cursos, com ainda mais qualidade e facilidade – Cursos on-line e ao vivo. E uma grande vantagem agora é que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo com acesso à internet e um celular, pode estar fazendo nossos cursos e participando ao vivo. 

Reflexologia

2 Vídeos

Reflexologia com Laser

Um dos casos de sucesso da técnica de Reflexologia com Laser foi da bebê Julia, de apenas 38 dias de vida. Assim que saiu do hospital, a bebê não conseguia se alimentar direito. Sofria de refluxos fortes e vomitava metade do que comia.

Ao aplicar a técnica de Reflexolaserterapia na menina, descobriu-se que a mãe havia sofrido muita ansiedade e medo durante a gravidez. Tudo isso foi absorvido pela filha.

Bebe Julia

Poucos dias depois da aplicação da técnica, a pequena Julia já havia diminuído os choros e começado a comer melhor. Com 15 dias de tratamento ela já não apresentava mais problemas digestivos, se alimentava com tranquilidade e estava feliz.

3 meses depois ela retorna ao consultório com muita saúde e alegria.

Em março de 2017 uma portaria do ministério da saúde incluiu a reflexoterapia à política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e dessa forma, esta prática poderia ser utilizada em todo o sistema de saúde pública.